| 0 comments ]

O Samba é composto por dois ou três daemons, que são nada mais que aplicações que proveem serviços em background (segundo plano), como o httpd (Apache Web) ou o crond (responsável pelo cron).

O primeiro é o nmbd: Servidor de nomes NetBIOS, tem a função parecida com o DNS, entende e retorna requisições de resolução de nomes como as usadas pelos clientes SMB/CIFS e pelo mapa de rede do Windows. Ele pode ser usado como um servidor WINS (Windows Internet Name Server).

O segundo é o smbd que lida com as conexões TCP/IP, é ele que provê o serviço de compartilhamento com os clientes Windows. Na verdade qualquer cliente que use o protocolo SMB ou CIFS.



O terceiro é o winbindd. Ele é utilizado quando o SAMBA é membro de um domínio Windows NT4 ou ADS e também quando o SAMBA tem relações de confiança com outro domínio. Esse daemon checa o smb.conf a fim de achar os parâmetros idmap uid e idmap gid. Se forem encontrados o winbindd usará os valores especificados, senão será incapaz de alocar UID e GID.

Fonte: SAMBA How-to
Acessado em 21/09/2010

0 comments

Post a Comment