| 0 comments ]

Hoje se inicia a série de postagens no blog do GERC como fonte de informação para todos do grupo.



O primeiro tópico abordado será sobre a ferramenta Samba, para que conheçamos um pouco este pacote e por fim será disponibilizado um pequeno “How-to” para uma configuração simples no Samba.


O pacote SAMBA, é amplamente conhecido pela comunidade Unix como uma ferramenta robusta para compartilhamento de arquivos e impressoras, além de ser utilizado também como facilitador em redes autenticadas para uso autorizado de estações.

Este projeto é baseado no padrão SMB(Server message Block)/CIFS, e teve inicio no fim de 91 por Andrew Tridgell e foi batizado SAMBA devido a uma busca por palavras que possuíam as letras S, M, B. O grande passo para que este projeto fosse melhor desenvolvido, foi a disponibilização em 1994 das especificações do SMB e NetBIOS por parte da Microsoft, que mais tarde voltou a fechar o código.




Este pacote possibilita a conexão em redes heterogêneas, permitindo que informações possam ser compartilhadas independendo da estação cliente e pode ser facilmente acessado em estações Windows, pois é reconhecido no Ambiente de Rede do sistema. Já no Linux pode ser acessado digitando smb://ip_do_compartilhamento.


Instalação e configuração do samba.


A instalação do SAMBA em Sistemas que utilizam ferramentas de automatização de instalação como apt ou yum é facilmente instalado, mas pode ser instalado também a partir de seu código fonte disponibilizado em http://www.samba.org/samba/download/ .


É importante ressaltar que existem versões distintas para o pacote cliente e para o servidor Samba.


A configuração do Samba pode variar bastante dependendo da necessidade imposta. Testes realizados exibiram que até sem nenhuma linha em seu arquivo de configuração o servidor já pode ser acessado, pois o próprio pacote já define um grupo de trabalho denominado WORKGROUP para que seja acessado. Quanto ao acesso ao compartilhamento é importante ressaltar que o pacote só permite a utilização por parte de usuários reais do sistema e dependendo do nível de permissão ou da política de segurança imposta é aconselhável criar o usuário sem permissão de login no sistema.



Arquivo de Configuração


O arquivo de configuração do samba é divido em duas seções. A global onde são definidos as configurações gerais do servidor e a sharing onde são definidos os compartilhamentos.


Antes de iniciar a configuração do smb.conf é aconselhável renomear o arquivo original, pois o mesmo é fonte de muita informação que pode ser necessária no futuro.


#Sessão [global]


Dentro dessa sessão serão inseridas as configurações gerais do servidor. Informações como nome netbios, grupo de trabalho, hosts bloqueados e liberados, além de definições gerais de segurança para o servidor.


#Sessão [sharing]


Esta é a sessão do arquivo que contém as linhas de compartilhamento no servidor. Também é possível nessa sessão habilitar vários níveis de configuração de acesso, porém o básico para que o compartilhamento esteja ativo é a definição do nome do compartilhamento entre colchetes e o path(caminho do compartilhamento).


How-to


Agora com um breve entendimento do funcionamento da ferramenta será disponibilizado um compartilhamento simples no samba.


A instalação deu-se em Debian 5 Lenny

# apt-get install samba


Renomeando o arquivo smb.conf original.

# mv /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.original


Configuração básica do samba.

# nano /etc/samba/smb.conf



[ global ]

# Define o nome de NetBIOS

netbios name = Server

# Define o grupo de trabalho

workgroup = WORKGROUP

# Descrição do servidor

server string = Servidor Samba

#Conta para acesso “anônimo”

guest account = guest

#Ativa o nível de segurança para share

security = share



[ arquivos ]

# Caminho do compartilhamento

path = /var/arquivos

# Permissão de leitura e escrita

writable=yes

# Acesso anônimo

guest ok = yes


Esta é uma configuração bastante simples indicada apenas para pastas que tenham conteúdo de livre acesso, pois conta com acesso liberado para qualquer usuário da rede podendo inclusive ler e editar os arquivos inseridos nesta pasta.


Fontes

Livros:
MORIMOTO, Carlos E. Servidores Linux: Guia prático. Porto Alegre. Sul Editores, 2008.

Web:
MADEIRA, Frederico. Compartilhando arquivos e diretórios com o Samba em Redes Windows. Disponível em: Acesso em: 04 set. 2010.

0 comments

Post a Comment